Falha no Android pode expor 1 bilhão de celulares a roubo de dados

Cerca de 1 bilhão de celulares com o sistema operacional Android podem estar em perigo. Isso porque uma falha no chip Snapdragon, da americana Qualcomm, os deixou mais vulneráveis para roubo de dados.

Essa vulnerabilidade pode ser explorada quando o usuário baixa um vídeo ou qualquer outro conteúdo que seja renderizado no chip ou ao instalar aplicativos maliciosos fora da loja do Google, a Google Play.

Com isso, quem atacar um celular afetado pode transformá-lo em uma ferramenta de espionagem do usuário (o que inclui ver fotos, vídeos, gravar ligações, ter acesso aos dados de GPS), deixá-lo em estado vegetativo, ou seja, travado para que a pessoa não o utilize mais e até colocar códigos maliciosos que podem esconder completamente a atividade do ataque, sem poder ser removido.

Mais detalhes das falhas não foram publicados. Segundo o site Checkpoint, o motivo por trás da decisão é que “estão aguardando os fabricantes tomarem uma decisão sobre os riscos aos quais os usuários estão expostos”.

O Android é o sistema operacional mais utilizado no mundo, representando 74,6% do mercado. Atrás vem a Apple, com o iOS, com uma fatia de 24,82%.

Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: