Facebook e Instagram vão permitir ocultar propaganda política no feed

Com as eleições municipais chegando, os anúncios políticos também aparecem. Esse tipo de propaganda pode surgir nos seus feeds do Facebook e Instagram.

A boa notícia é que haverá uma opção para que usuários no Brasil possam ocultá-la. Além disso, o aviso de “propaganda eleitoral” se tornou obrigatório nos posts, bem como a informação de quem pagou por ela.

“A partir desta semana, as pessoas no Brasil vão poder escolher se querem ou não ver anúncios sobre política e eleições no Facebook e no Instagram”, afirmou a empresa em comunicado.

Além disso, o Facebook e o Instagram passaram a exigir identificação em anúncios políticos: todos eles virão acompanhados pelo rótulo “Pago Por” ou “Propaganda Eleitoral”; além de dados como CPF/CNPJ, telefone, e-mail e site oficial do anunciante.

A pessoa ou organização que veicular a propaganda deverá confirmar sua identidade e mostrar que tem residência ou sede no Brasil, uma forma de evitar interferência eleitoral vinda do exterior.

O post terá um botão “Sobre este anúncio” que permite obter mais detalhes sobre quem pagou por ele, qual foi o valor gasto, quantas pessoas o visualizaram, e qual é o perfil delas — incluindo gênero, faixa etária e local.

Imagem: Divulgação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: