OMS afirma que talvez nunca exista uma vacina ou uma cura da covid-19

Um pronunciamento do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, feito hoje, 3, deu a entender que a vacina ou a cura para a covid-19 podem não se tornar realidade nunca.

“Não existe bala de prata no momento e talvez nunca exista”, disse o diretor-geral. Ele afirmou ainda que há imunizações na última fase de testes, mas existe a possibilidade de que nenhuma dessas ofereça proteção da forma esperada.

De acordo com a OMS, são 25 vacinas já sendo testadas em seres humanos, sendo 6 delas na chamada fase 3 – os últimos ensaios antes da conclusão.

A necessidade de aplicar o conjunto das medidas disponíveis que funcionam para suprimir a transmissão do novo coronavírus até que haja uma vacina ou remédio foi reforçada pela OMS. Nesta segunda-feira, o diretor-geral relembrou que é a primeira vez que acontece um surto mundial de um coronavírus “Combina dois fatores perigosos: se espalha rápido e, ao mesmo tempo, mata”.

Neste sábado, 1º de agosto, o governo da Rússia anunciou que a vacina contra a covid-19 será aplicada em massa no país ainda em outubro deste ano.

Imagem: OMS

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: